27 de maio de 2015

Quase fim

Final de intercâmbio é uma coisa surreal. É engraçado eu só ter começado a escrever no final do meu intercâmbio sendo que o mais divertido seria escrever durante o ano inteiro que passei aqui na França. Admito que no começo era falta de tempo. A faculdade aqui era muito pesada e eu não estava acostumada com esse ritmo, ainda mais fazendo praticamente tudo sozinha, tanto os trabalhos da faculdade quanto as tarefas domésticas. Todas as semanas eu virava noites para fazer o que o professor pedia, enfrentava um frio daqueles que você não quer nem abrir a janela, não comia a comida que estou acostumada...

É, foi duro. No segundo semestre eu já estava mais habituada com a rotina de casa, de ter que limpar, cozinhar, lavar, passar. Mas isso porque a minha faculdade também está mais leve (não tanto agora no final, mas o começo foi tranquilo). E foi ótimo porque isso me deu mais possibilidade de fazer viagens curtinhas para conhecer lugares aqui perto e conseguir resolver toda a papelada que é ir embora de um país sem muito estresse.

Se eu precisasse descrever esse ano em uma palavra, eu diria "intenso". Intenso porque todas as oportunidades vão começar a aparecer na sua frente e você tem que agarrar todas elas. E vão continuar aparecendo durante o ano todo, é uma prova de resistência difícil.

Se é prazeroso, é, com toda a certeza. Mas eu já estou esgotada. Ao mesmo tempo que deixo a França com muito peso e muitas saudades de gente que conheci aqui, quero voltar para o meu lar de verdade, reencontrar minha família e pessoas queridas e voltar para a minha rotina de vida normal, que não é essa que eu tenho aqui.

Falta um mês e meio para eu voltar para o meu amado Brasil e nesse espaço tão curto eu já planejei minhas últimas viagens, passarei pelas provas e entregas de trabalho, preciso me organizar melhor e terei muitas despedidas tristes. Creio que a pior delas será quando eu entrar no avião e perceber que uma parte tão importante da minha vida ficará aqui, e eu não tenho certeza se poderei vivê-la novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário