5 de fevereiro de 2016

Apego ao cabelo


Quando eu era pequena, meu cabelo era liso, algo bem comum aos descendentes de japoneses. Eu preferia o cabelo curtinho, pelo menos era mais fácil de cuidar (não que eu pensasse nisso já, apenas era mais prático, e não atrapalhava). Fui crescendo e meu cabelo mudou. O que antes era liso, agora era ondulado, com fios mais crespos. O que era sem volume transformou-se numa fera que precisava ser domada.




Admito que apesar de ter crescido, eu ainda não me importava muito com o cabelo, em cuidar dele propriamente ou cortá-lo de um jeito que favorecesse meus fios naturais. E por muito tempo ouvi coisas horríveis sobre minha aparência, principalmente por conta do meu cabelo ondulado, que olha só, já não é algo tão comum vindo de uma família como a minha. Para alguns meninos, eu era uma aberração, uma pessoa para tirar sarro, um pedido de ofensa ambulante.

Chegando à adolescência, eu percebi que meu cabelo ficava melhor comprido, assim pelo menos o volume era menor, de preferência preso com alguma coisa. Ainda não me importava tanto com minha aparência, mas pelo menos as pessoas pararam (um pouco) a rir de mim.

E pela primeira vez na vida eu fui num profissional que sabia o que fazia na minha cabeleira. Com aquele corte, eu fiquei diferente, eu fiquei bonita e ouvi elogios. Eu não sabia o que era ser bonita. E fiquei muito feliz.

Anos se passaram e eu continuei ouvindo que eu era linda, que meu cabelo era lindo. Quando pensava em cortar um pouco mais curto, as pessoas me diziam: "Não! Seu cabelo é tão bonito assim!" E eu fiquei nessa posição confortável até hoje. Resolvi cortar o cabelo curto, porque eu sentia que eu precisava mudar. Porque hoje eu sinto que eu sou bonita, não importa o cabelo que eu tenha e nem o seu comprimento.

(Desculpe o sumiço repentino, fui viajar e fiquei hospedada em lugar com a internet bem ruim. No Instagram tem algumas fotos.)

bisous!

(imagem)

3 comentários:

  1. Acho que você está certíssima em se achar bonita de qualquer jeito. Não é um corte de cabelo que vai te transformar inteira se por dentro você não se reconhece como bonita. E não entra na minha cabeça essa história de zoar os outros pela aparência: poxa vida, não tem uma coisa boa pra dizer simplesmente não diga.

    Acompanhei tuas fotos, bela praia! <3
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  2. a gente tem sempre que se achar linda! eu sempre fui apegada no cabelo, acho que porque ele sempre demorou muito pra crescer. quando eu era pequena, tinha cabelos curtos mas era porque não cresciam mesmo. as amiguinhas sempre zoavam, quem sabe seja por isso. a aceitação é o primeiro passo pra ser feliz com a gente mesmo né?
    beijão
    www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca. Nossa, que chato isso, das pessoas ficarem ditando o que você deve ou não fazer com o seu cabelo. Você está certíssima, a gente tem que gostar da gente mesmo, se achar linda ~ independente do que os outros pensam!

    ResponderExcluir