1 de maio de 2016

mudanças IV: pele


Eu nunca fui muito de usar maquiagem, mas sempre tive uma certa obsessão em cuidar bem da minha pele. Talvez seja algo cultural, sempre ouvi falar que a pele de orientais era melhor que as caucasianas e creio que além de genética, nós temos um maior cuidado em tratar a pele diariamente. A quantidade de produtos inovadores no mercado oriental é bem maior que a que encontramos aqui e ainda bem que algumas coisas já foram trazidas para cá (alô BB cream). Hoje em dia continuo com meus cuidados de pele mas tenho prestado mais atenção nos produtos que utilizo.

Teve uma vez que comprei uma base nova, eu mesma usava muito pouco de maquiagem, mas queria experimentar coisas que eram mais acessíveis no mercado brasileiro (eu usava maquiagens de uma marca europeia, que minha tia me trazia quando ela vinha me visitar). A base era muito boa e é de uma marca que a gente encontra fácil em qualquer lugar, me apeguei no primeiro dia. Alguns dias se passaram e percebi algumas espinhas, o que eu achava estranho já que nunca fui muito de ter várias, geralmente é uma ou duas perdidas na minha cara. Fui em uma dermatologista e comprei, por indicação dela, um gel para tratá-las. Depois de mais uns dias minha pele ainda tinha espinhas, mas estava ressecada, vermelha e descamando, o que nunca tinha acontecido comigo. Fui em outra dermatologista e descobri que, na verdade, a base nova me causou uma alergia, e bem grave.

Fui obrigada a parar de usar quaisquer produtos na pele do rosto, com exceção de um protetor solar, durante um mês, mais ou menos. Ficar sem maquiagem não me incomodava, mas lavar o rosto só com água era muito estranho. No começo, a minha pele ficou oleosa e eu ficava com a mania de espirrar a água termal o tempo todo para evitar o excesso de óleo. Quase no final do tratamento eu percebi que minha pele estava sedosa, radiante e não possuía sinais de oleosidade. Percebi que, mais uma vez, o menos é mais.

A partir de então resolvi utilizar menos produtos na minha pele e de preferência não muito agressivos. Hoje uso apenas os cuidados básicos: limpeza, hidratação, proteção solar. Depois de uns tempos sem usar, a maquiagem acabou se tornando menos uma obrigação de todo dia e mais uma diversão. Não me importo em sair sem maquiagem e ao mesmo tempo adoro me maquiar.

Hoje eu sei quais produtos funcionam para minha pele e sou muito relutante em tentar mudar por causa do episódio mencionado. Sempre procuro por produtos para peles sensíveis e que tenham fórmulas simples, sem substâncias muito agressivas. Ultimamente, venho tentando mudar aos poucos o que uso, principalmente porque algumas marcas que eu consumia com tanta fidelidade ainda testam em animais. Nos últimos meses descobri muitas marcas comuns que não possuem essa política e fiquei muito feliz em saber que meus cuidados não mudarão tanto assim. Espero poder compartilhar essas mudanças na minha rotina por aqui, inclusive bons produtos que eu encontrar no caminho.

Imagem: stocksnap

8 comentários:

  1. Oie,
    Muito interessante. Temos que ficar atentos ao que usamos. Fico sempre em dúvida porque o que devia fazer bem às vezes é o que nos deixa com alguma irritação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se a pele não é sensível, não há problema, mas como eu tenho a pele mais sensível eu preciso prestar bastante atenção a isso, infelizmente!

      Excluir
  2. É verdade Bianca, tanto para a pele quanto para os cabelos, me parece que menos é mais. Mas como é que a gente faz com a curiosidade, com tantos produtos novos no mercado todos os dias? Curiosa para saber mais sobre as marcas que você anda gostando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que como tenho a pele mais sensível eu raramente me sinto tentada a produtos novos, porque podem fazer bem mal para a minha pele. Eu gosto bastante das marcas de Vichy, Avene, La Roche Posay, que são marcas que utilizam água termal nos cremes e também a Granado, Boticário, The Beauty Box! Acho que farei um post sobre isso em breve :)

      Excluir
  3. Em uma blogsfera onde a gente tanto lê sobre como se maquiar, é ótimo parar e ler um post assim. Sério.
    Acho que você é uma inspiração de uma vida simples e adorável (talvez use essa palavra por falta de uma melhor, mas você entendeu). Conheço MUITAS pessoas que, ao contrário de você, não pensariam na saúde da pele; simplesmente colocariam mais maquiagem para esconder as espinhas e até mesmo a alergia.
    Ah, e acho incrível a cultura oriental nesse quesito também. Os produtos de beleza/cuidado para a pele devem ser incríveis mesmo. Ainda vou experimentar aqueles cremes verdes que, acredito eu, sejam para hidratar. Seguido vejo algum k-idol usando e eles têm uma pele de dar inveja!


    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de viver em um país quente é que simplesmente não dá pra contar com a maquiagem o tempo todo. Ela escorre e fica pesada, não rola usar diariamente. Mas uma pele bem cuidada dispensa bastante maquiagem haha E os k-idols devem ter feito alguma plástica para ter aquela pele, é surreal!
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu conheci recentemente um creminho para o rosto que chama Nude Balm, da Elemento Mineral. Ele é vegano e bem natural, na minha pele ficou super sequinho, estou adorando usar. Quem sabe pra você não funciona? Também tento usar o menos de coisa possível na minha pele, pois ela também é sensível, e com o frio está pior!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, vou procurar! No momento estou usando um da Granado que é ótimo, quando eu acabar com o meu eu vou experimentar esse que você comentou :)

      Excluir