24 de outubro de 2015

Ah, a arquitetura.

Outro dia eu estava bem chateada dessa semana ter sido tão corrida. De vez em quando eu sinto bastante falta de um tempo para mim, para eu poder fazer o que eu quisesse (que é inclusive escrever aqui). Mas parece que todos os dias da minha vida são ocupadíssimos! E aí eu me dei conta que é, em grande parte, culpa do curso que eu faço.

Gosto muito de arquitetura, mas às vezes pessoas de fora não compreendem o quão desgastante (e também tão apaixonante) ele é. Daí tive a ideia de escrever aqui o que é muito óbvio pra nós, estudantes de arquitetura e arquitetos, mas não pros outros.

1. Uma vez dentro, você vai começar a viver de arquitetura. Você vai ver arquitetura em todos os cantos, ler arquitetura, comer arquitetura, respirar arquitetura.

2. Vai ser muito difícil largar esse modo de vida uma vez que você gosta de arquitetura.

3. Isso não significa que não seja cansativo de vez em quando. Mas na maioria das vezes você não tem muita escolha de "não pensar em trabalho" quando sua entrega é daqui a uma semana.

4. Quando dizemos trabalho, é porque na maioria das vezes é trabalhoso mesmo. E não ganhamos com isso, na verdade só pagamos (materiais de maquete e plotagem podem ser caras).

5. O projeto nunca termina. É um trabalho interminável que sempre pode melhorar, e sim, isso significa que você vai pensar nele por muito, muito tempo e no fim nem vai ficar contente com ele.

6. Aquela frase "preferia estar morta" é uma verdade absoluta em noites antes de entrega.

7. De vez em quando (a.k.a. todo final de semestre) as entregas e provas são uma seguida da outra e você vai querer morrer todos os dias.

8. Suponhamos que você tenha, sim, algum tempo livre. O tempo livre geralmente é gasto lendo textos de arquitetura, vendo filmes de arquitetura ou procurando referências.

9. É fácil identificar um arquiteto viajando. Nós geralmente ficamos muito tempo olhando os prédios. Sim, até quando devíamos descansar a gente aproveita pra pensar em mais arquitetura.

10. Eu vou parar de escrever aqui porque preciso terminar meu projeto.

E por isso, meus amores, peço compreensão quando fico um tempo afastada. Não é por mal.

3 comentários:

  1. A comunicação dividia o prédio com a arquitetura e design, na faculdade que eu fiz meu curso e não precisava ser muito expert pra distinguir quem cursava o que.
    Imagino realmente como os trabalhos sejam massantes e demandem tempo, sempre via as maquetes e projetos enormes, detalhistas e bonitos espalhados pelas salas que compartilhávamos que fica pensando: que trabalheira isso deve dar!

    Mas foca no que é importante pra ti, que daí não tem erro ;)

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Arquitortura e Torturismo, é isso aí mesmo Bianca! ♥

    A gente sofre, a gente não dorme direito, a gente não sai, a gente fica bem surtada, mas no final ama muito tudo isso. Acho que arquitetura acaba nos transformando e no final das contas é um estilo de vida. O projeto nunca termina se a gente não resolver dar um basta; os passeios e viagens nunca serão só pra relaxar, a gente SEMPRE vai querer conhecer um determinado prédio e assim vai indo.

    Reclamei, e reclamei muito enquanto estudava, mas hoje não escolheria outra coisa pra fazer. Cansa, é exaustivo e exige muito de mim, mas eu adoro. ♥
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho algumas amigas arquitetas e, gente, como elas vivem e respiram arquitetura o tempo todo. Acho lindo isso! Imagino que seja MESMO muito cansativo, mas quando a gente ama o que gente faz, acaba valendo a pena no final!

    ResponderExcluir