29 de março de 2016

mudanças I: alimentação


Depois de uma certa turbulência na minha vida pessoal, percebi que não tinha mais vontade de comer. Alguns alimentos me deixavam enjoada e eu simplesmente não queria mais comer nada que me fizesse mal pois eu já não me encontrava em uma posição confortável. O mais estranho é que a comida sempre foi uma parte importante da minha vida e ver que uma das coisas a que sou mais apegada me fazer mal foi um grande choque.


Fazia um tempo, também que eu não me sentia bem. Me sentia doente e precisava fazer alguma coisa a respeito. Fui a um médico e fiz exames. Percebi que algumas coisas não andavam muito bem mesmo e agora preciso mudar minha alimentação. A mudança aqui foi intuitiva. Em um momento, não me sentia bem com o que comia anteriormente e agora, é uma questão de saúde.

Juntei isso ao fato de que vi e li muito a respeito de vegetarianismo e veganismo. Foi o suficiente para me convencer? Admito que não, eu ainda consumo carnes e alguns produtos de origem animal. Mas agora tenho a consciência de que sustentar a criação de gado comendo carne diariamente faz muito mal para o meio ambiente. Por uns dias eu até cheguei a me abster completamente e seguir uma dieta vegana, porém com as complicações da minha saúde, as minhas opções seriam muito restritas, então decidi não seguir uma dieta assim por enquanto. Na verdade, eu também não sei se pretendo algum dia, pois acho que a carne vinda de produção local e sem maus tratos não é de todo mal (não vou entrar na discussão de salvar vidas animais porque é um assunto muito polêmico e eu geralmente tenho opiniões igualmente polêmicas em relação a isso).

E quais são meus alimentos hoje, então? Hoje eu gosto de me alimentar com produtos naturais e frescos. Tento evitar alguns produtos de origem animal, a não ser que eles sejam mais benéficos do que opções industrializadas e menos saudáveis (trocar o mel por glucose de milho, por exemplo, não acho que faça bem). Também levo em conta o preço dos alimentos, porque nesses tempos, economizar é necessário.

Algumas dessas mudanças foram naturais e tranquilas. Trocar o leite comum por leite de soja foi ótimo porque eu já era levemente intolerante à lactose. Consumir menos carne (seja de boi, frango, peixe, etc.) também foi mais fácil porque de uns tempos pra cá já não me sentia muito bem comendo alimentos muito pesados. Ainda estou precisando balancear melhor isso por questões de saúde, mas já considero um grande avanço. A maior dificuldade foi inserir mais produtos naturais e menos calóricos no meu dia-a-dia, principalmente porque passo o dia inteiro fora de casa. Tento não comprar mais barras de cereal e snacks industrializados, agora quero me manter só nas frutas.

O melhor é que agora me dei a liberdade de comer muito mais vegetais. Legumes, verduras e frutas sempre foram muito queridos por mim, mas vivemos em um país cujo consumo de carne é considerado quase obrigatório nas refeições. Quem nunca passou por um aperto quando precisou comer um pf na esquina e descobriu que não havia opção vegetariana ou vegana? Isso sem falar em salgados, lanches e até mesmo doces.

Hoje me considero feliz e muito mais consciente em relação a minha alimentação. Ainda cometo alguns erros, como me dar ao luxo de comer muito chocolate ou um hambúrguer (que não são nem um pouco benéficos para a saúde, mas de vez em quando acho que pode). Ainda estou no caminho para uma alimentação mais saudável e mais natural. Aos poucos estou entendendo o que meu corpo anda me pedindo e isso está sendo um grande aprendizado. Se vou continuar isso por muito tempo, não sei, mas no momento estou gostando bastante dessa minha fase.

Se vocês quiserem sugestões de vídeos, eu gosto muito desse, da Bea Jonite (adoro o canal dela!) e desse, da Jenny Mustard (outra querida!). Ambos vídeos são em inglês e falam sobre veganismo. Porém isso não quer dizer que eu concorde 100% com o que é dito neles, apenas me fizeram pensar um pouco melhor sobre minha alimentação.

(créditos imagem: visual hunt)

15 comentários:

  1. Essa é uma mudança que também tenho tentando operar na minha vida. Não que eu me alimentasse pessimamente, mas ando tentando ser mais saudável pois sei que isso vai ser melhor para meu eu do futuro. Nunca fui de comer muita carne então passo dias sem ela com facilidade, mas de vez em quando me permito um hambúrguer ou algo assim. Acho que não faz mal se a gente comer com equilíbrio. Eu bem que já pensei em me tornar vegetariana e/ ou vegana, mas ainda não consigo abrir mão de tudo. É bem difícil mudar hábitos de uma vida inteira, requer esforço contínuo e nem sempre temos a paciência necessária para tal.

    Vou dar uma conferida nos vídeos que indicou, estava mesmo procurando algo do tipo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o mais difícil é pensar no futuro mesmo, porque isso a gente só vai sentir anos depois! E aí eu vou ficar pensando "ah se eu tivesse comido menos no mcdonald's..." hahaha
      assista sim os vídeos, eu gostei bastante porque não são nada radicais, forçando o estilo de vida que elas tem para os outros!

      Excluir
  2. Bianca, quero muito aprender a comer de maneira mais saudável, só falta eu ter um pouquinho mais de opinião, porque sempre que vejo algo delicioso, como mais pelos olhos do que pela fome de verdade rs Seu post vai me ajudar muito! Beijão!

    www.outrodetalhe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é muito natural a gente comer pelos olhos, mas ultimamente vi umas receitas mais saudáveis que me parecem igualmente apetitosas hehe dá uma procurada no pinterest, achei muita coisa legal lá!

      Excluir
  3. Gostei de você compartilhar essas mudanças com seus leitores, assim inspira outras pessoas a comer melhor também ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira | FB do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a gente acaba criando consciência nos outros né? hihi
      Beijo!

      Excluir
  4. É incrível como nos sentimos diferentes quando mudamos a alimentação. Eu sempre faço isso quando estou em alguma crise, às vezes paro porque comida industrializada é mais fácil e barata, mas quando o corpo pede eu retorno ao saudável. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quando o corpo pede é porque a gente tá precisando mesmo! Comida industrializada é muito mais prática, sem dúvidas, mas comer sempre não acho que seja muito bom pra saúde. De vez em quando a gente abre uma exceção, né?
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Bianca, eu também estou passando por uma série de mudanças, especialmente em relação à alimentação. Eu não sou vegetariana (nem vegana), mas diminuí muito o consumo de carne e derivados animais e estou focando em refeições com muitos legumes e vegetais (orgânicos, de preferência). Aos poucos a gente consegue, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora estou tão acostumada a comer mais legumes e verduras que quando como carne acho um pouco estranho! Não é ruim, mas é fora do meu normal já haha

      Excluir
  6. MDS, vem cá, me abraça. Eu tenho opiniões polêmicas sobre vegetarianismo também, mesmo tendo sido por 5 anos da minha vida. E tenho intolerância a lactose, a cebola e ao alho... Muitas coisas que como me fazem mal, quer ver se estou num momento emocional ruim, porque tenho síndrome do intestino irritável. Enfim, alimentação é algo muito delicado pra mim e não posso ficar me restringindo muito, senão acabo não comento nada. Amei seu relato e me identifiquei muito!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou te abraçando sim, você me entende! Meu intestino também é meio sensível, às vezes o stress, comer demais ou comer menos que o normal já é o suficiente para alterar toda a minha flora... Espero que a gente consiga encontrar na vida um equilíbrio, né?

      Excluir
  7. Oi, Bianca! Também tive uma época de rejeitar quase todo tipo de alimento, mas nem foi por questões de saúde e sim um stress muito grande. Parecia que nunca mais ia conseguir comer direito.
    Eu sou vegetariana por opção há cerca de seis anos, mas na realidade jamais gostei da ideia de comer carne. Até que chegou a hora que eu resolvi parar de vez e isso foi uma excelente escolha que só refletiu positivamente no meu corpo e na minha saúde.
    Também sou fã de alimentos frescos e naturais, amo leites vegetais (além dos de soja, eu também gosto muito de um leite de arroz da marca Risovita, super levinho, você conhece?). Já fui chocólatra, adorava refrigerante mas já consegui cortar muita coisa... continuo comendo umas bobagens de vez em quando mas acredito que mais importante é ter moderação e saber ouvir o que nosso corpo precisa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que você virou vegetariana :) Sempre me falam sobre as melhoras na saúde de quem adere a essa dieta, eu mesma estou tentando ainda rs Na próxima vou tentar experimentar esse leite de arroz, mas logo que experimentei o de soja eu já sabia que não precisaria mais do leite animal.
      Beijo!

      Excluir